“Tem angu dentro?”
Essa é a pergunta que todo fazia. Hoje já nem tanto…
Antes de chegarmos aqui, em Miguel Pereira, o Sanjão funcionava no Vale das Videiras, em Petrópolis. Nós abrimos as portas pela primeira vez em janeiro de 2019. Um modesto restaurante, recém aberto aberto na época - com uma singela placa na porta anunciando a “novidade”: pastel de angu
Ali começava a curiosidade e também os primeiros passos para o reconhecimento que o pastel de angu do Sanjão tem hoje.
Perdemos a conta de quantas vezes dissemos - e ainda repetimos, às vezes - que a massa é feita de angu, mas os recheios são variados.
Mas afinal, é tipo polenta frita? É pastel de fubá? É invenção do Sanjão? Nãaaaao! É comida típica, antiga e tradicional de Minas Gerais. Sua origem guarda semelhanças com a origem da feijoada.
O pastel de angu surgiu no século 19, na zona rural de Itabirito.
Conta uma história que por volta de 1851, na Fazenda dos Portões, as escravas Maria Conga e Filó faziam um pastel usando restos de carne, sobras e o principal alimento dos escravizados: o fubá. E a receita acaba passando de geração para geração, até chegar aos nossos dias.
Em 2010, a receita do pastel de angu foi reconhecida pela prefeitura de Itabirito como Patrimônio Imaterial do Município.
O pastel de angu do Sanjão é feito aqui mesmo, com a receita tradicional, de modo totalmente artesanal, à mão.
O resultado agora você confere direto na sua casa ou empresa! Saiba mais
Se é bom ou não só quem prova sabe. 😉
Comments